Adoro os seus sapatos. Fale-me sobre eles! Qual é a sua história? Onde os arranjou; porque os arranjou – quero todos os pormenores.
Está bem, está bem, tem razão: não estou a olhar para os seus sapatos neste preciso momento. Mas, há anos, li uma entrevista numa revista com uma celebridade (lembro-me de ser a Melissa McCarthy, mas uma pesquisa ligeira no Google não dá em nada) que aconselhava a elogiar sempre os sapatos de outra pessoa. O ponto crucial do conselho (uma vez que não consigo encontrá-lo e, portanto, não o posso citar) era que as pessoas passam muito tempo a escolher os seus sapatos. Como os usamos muito e tendem a ser um investimento financeiro, as pessoas preocupam-se com o seu calçado. Gostamos de ser reconhecidos pelas coisas que nos interessam.
E, sinceramente, este conselho tem sido muito bom para mim! Por vezes, as pessoas não se preocupam muito com os seus sapatos, mas isso também acaba por ser uma história. Vai ser mais ou menos assim:
Eu: Adoro os seus sapatos!
Eles: Oh, estes? A sério?
Eu: Sim. Parecem-lhe confortáveis.
Eles: Acho que são confortáveis. Comprei-os no Target. São apenas sapatos básicos da Target. [Here we see the person begin to shift. Thoughts start bubbling.] Na verdade, a Target tem muitos sapatos bons! Acabo por comprar lá todos os meus sapatos. Já comprei sapatos bonitos e caros, mas nunca os uso; e, de repente, todos os meus sapatos preferidos são da Target. E são tão baratos! E são vegan, porque claro, porque a Target não vai investir em couro. E eu sei que a Target é horrível e tudo, mas acho que sinto este conforto secreto em poder gastar 20 dólares num par de sapatos que sei que vou adorar e que vou usar, e provavelmente nunca ninguém vai perguntar sobre eles porque são bastante básicos, por isso ninguém tem de saber que os comprei na Target. Bem, exceto você, agora.
Talvez pareça que estou a ser desonesta sobre gostar dos sapatos. Tipo, não é um pouco desonesto dizer a toda a gente que gosta dos sapatos? Isso não o barateia?
Bem, sim e não. Por um lado, eu não lhe digo todos oscada um. Simplesmente faço questão de olhar para os sapatos das pessoas e decidir se gosto ou não deles. Gosto da maioria dos sapatos…